Estar na vanguarda da sustentabilidade faz parte da essência da Zaraplast. Como um dos principais players globais em soluções de embalagens flexíveis, a empresa tem incorporado tendências e tecnologias que fazem a diferença nos mais diversos segmentos de mercado. Ampliando o debate e a cocriação com todos os elos da cadeia produtiva, a Zaraplast desenvolve seus projetos com foco no design para reciclagem e no processo circular de upcycling das embalagens.
Para tanto, mais uma aliança estratégica foi concluída, desta vez foi com a Starlinger, fabricante mundial de equipamentos com tecnologia de ponta. Formalizada pela unidade de negócios de ráfia e Big Bags da Zaraplast, essa parceria marca mais um passo da empresa rumo a um modelo de negócio sustentável com ciclos 100% fechados.
Além do menor consumo de energia, utilização de matéria-prima virgem e redução da pegada de carbono – objetivos que fazem parte das metas internas da empresa – esta fase permitirá a utilização de até 50% de resinas de polipropileno pós-consumo (PCR), mantendo a performance e controle dos processos fabris e atendendo todos os padrões normativos de qualidade na produção de Big Bags e Sacarias.
Os elos da cadeia produtiva do mercado agro já estão se beneficiando desta iniciativa com os Big Bags Zara Recover e, junto com a Zaraplast, estão construindo o melhor processo de logística reversa. A integração com nossos clientes e proprietários de marcas proporcionou um entendimento mais amplo do cenário e do fluxo dos Big Bags neste segmento, resultando em avanços em todas as etapas. Isso inclui o descarte consciente, a coleta correta e a produção de resinas com conteúdo PCR sem perda de desempenho e funcionalidade no mercado.
Este é apenas o começo de uma série de investimentos que a Zaraplast está fazendo, focados na verticalização e no controle da produção de embalagens com ciclos circulares 100% fechados.
Em breve, mais novidades!