Search
Close this search box.

Big Bags Zara Recover compartilham circularidade com os elos da cadeia agro

Estamos muito orgulhosos desta aliança estratégica com dois dos principais players deste tão importante mercado agro. Desenvolver projetos integrados aos elos das cadeias produtivas é premissa da Zaraplast há 55 anos. Com o lançamento da nossa linha de soluções de embalagens ZaraTeva agregamos todo nosso know how tecnológico aos compromissos e métricas sustentáveis, não só da empresa, mas também dos nossos clientes. O big bag Zara Recover, produzido com percentuais de resinas recicladas, é uma das muitas vertentes que a Zara vem desenvolvendo para, cada vez mais, poder contribuir com o nosso meio ambiente por meio de processos de inovações compartilhados e circulares.

Nosso primeiro case foi com a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, sendo a primeira empresa do Brasil a usar big bags produzidos a partir de polipropileno com conteúdo reciclado pós-consumo. A Mosaic irá utilizar em seus big bags, inicialmente, 30% de resina reciclada pós-consumo (PCR), produzido pela Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas.

Além de reinserir os resíduos plásticos descartados adequadamente na cadeia produtiva, o uso de PCR em cerca de 10 mil unidades de big bags, evita que mais de três toneladas de CO2 sejam emitidas por ano.

Para o desenvolvimento do projeto a Zaraplast investirá, ao longo do projeto, cerca de 11,1 milhões de euros, o que inclui aportes em centrais de recebimento (cooperativas) para logística reversa com o intuito de obter big bags agrícolas já utilizados e encaminhá-los para a reciclagem.

A Mosaic Fertilizantes será pioneira no uso da resina reciclada pós-consumo em ráfia e irá adquirir da Zaraplast 500 mil big bags por ano – valor referente a 275 toneladas de PCR – acarretando mais de 167 mil quilos de CO2, o que equivale a mais de 12.700 voltas no planeta terra em um veículo de passeio.

Os Big Bags Zara Recover, em breve, circularão por outras importantes cadeias como: mineração, químico, sementes, petroquímico e nutrição animal.

Venha fazer parte deste conceito integrado e circular para o desenvolvimento sustentável de embalagens e bags.